Câmera a vácuo onde funciona a aparelhagem do relógio atômico. (Foto: G1)
Uma equipe de cientistas trabalha na construção de um relógio com margem de imprecisão de um décimo de segundo em 14 bilhões de anos. A precisão deste relógio, 100 vezes superior à dos atuais relógios atômicos, é considerada extrema e provém do núcleo de um só íon de tório, elemento químico encontrado em estado sólido à temperatura ambiente.
O relógio atômico poderia ser útil para algumas comunicações confidenciais e para o estudo de teorias fundamentais da física. Além disso, poderia aumentar a precisão do sistema GPS.
Os relógios mecânicos usam um pêndulo, cujas oscilações medem o tempo. Já nos relógios modernos, são cristais de quartzo que fornecem as oscilações de alta frequência.
A precisão dos relógios atômicos provém das oscilações dos elétrons nos átomos induzidas por raio laser. Entretanto, estes elétrons podem afetar os campos magnéticos e elétricos e, por isso, estes relógios às vezes sofrem um desvio de aproximadamente quatro segundos ao longo da existência do Universo - quase 14 bilhões de anos, segundo a teoria do Big Bang.
Os nêutrons são muito mais pesados que os elétrons e estão agrupados com mais densidade no núcleo atômico, de modo que são menos suscetíveis a tais transtornos.
Entretanto, os projetistas encaram um problema: para que o relógio atômico seja estável, é preciso mantê-lo a temperaturas muito baixas, próximas ao zero absoluto (-273°C).
O que o homem não inventa não é mesmo?
ResponderExcluirIncrível como a física está presente em nossas vidas e como o conhecimento dela transforma o meio em que vivemos.
Vocês poderiam buscar uma imagem de relógio e colocar como plano de fundo. Busquem a imagem salvem no computador. Vá em configurações/designer de modelo/ plano de fundo/remover imagem/ e fazer o upload da imagem que está no computador.
É só uma dica.
Leila